Código: 4301
Carga Horária: 50 horas
Pontos de crédito: 4,50
Área de Educação e Formação: 812 – Turismo e Lazer
Referenciais de Formação: 812188 – Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4
Informação para Docentes
Número de horas de formação: 50 horas
Formador/a(s): Hélder Pereira
Período: 21/01/2021 a 06/03/2021 – Torres Vedras
Datas/ Horas:
21/jan (quinta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
23/jan (sábado) – 14:00-18:00 (4h)
28/jan (quinta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
30/jan (sábado) – 14:00-18:00 (4h)
03/fev (quarta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
06/fev (sábado) – 14:00-18:00 (4h)
10/fev (quarta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
13/fev (sábado) – 09:00-13:00 (4h)
18/fev(quinta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
20/fev (sábado) – 09:00-13:00 (4h)
24/fev (quarta-feira) – 09:00-13:00 (3h)
27/fev (sábado) – 09:00-18:00 (8h)* Saída de campo
06/mar (sábado) – 09:00-13:00 (4h)
Nota: os custos inerentes à visita de campo serão suportados pelos/as formandos/as. Ação de formação destinada aos docentes dos grupos de recrutamento 230 e 520 e a não docentes.
Destinatários
Este curso de formação tem interesse para um vasto leque de profissionais que exercem ou pretendam exercer atividades nas seguintes áreas:
- Turismo Ambiental e Rural;
- Geoturismo;
- Gestão de Turismo;
- Planeamento e ordenamento do território;
- Ambiente e recursos naturais;
- Educação e formação.
Objetivos
- Promover a atualização de conceitos e conhecimentos científicos nas áreas da Paleontologia e da Sistemática dos Seres Vivos;
- Capacitar os destinatários da ação sobre os contributos da Paleontologia para a Sistemática dos Seres Vivos;
- Proporcionar o contacto com a geodiversidade, biodiversidade e a história do planeta Terra;
- Promover a reflexão e a tomada de consciência da interdependência entre a geodiversidade e a biodiversidade;
- Desenhar, operacionalizar e monitorizar Domínios de Autonomia Curricular relacionados com a Paleontologia e a Sistemática dos Seres Vivos;
- Diversificar as estratégias de atuação, refletir coletivamente e aperfeiçoar a prática pedagógica;
- Criar métodos e ferramentas de diversificação de ambientes de aprendizagem, dando ênfase à sua implementação em atividades, que permitam aplicar as regras básicas da nomenclatura, fora da sala de aula;
- Promover o desenvolvimento de atividades e a elaboração de materiais didáticos
- Partilhar experiências pedagógicas decorrentes da aplicação dos materiais produzidos nas sessões de formação;
- Refletir sobre os resultados obtidos.
Conteúdos
- Módulo I – Introdução (1 hora)
- Apresentação.
- Identificação das expetativas dos formandos.
- Contextualização do curso de formação (enquadramento; objetivos; conteúdos, cronograma; metodologia; avaliação).
- Módulo II – Diversidade biológica (3 horas)
- A origem da vida (breve referência).
- Diversidade da vida – uma perspetiva evolutiva.
- Estimativas da biodiversidade na Terra.
- Módulo III – Classificação dos seres vivos (6 horas)
- Sistemática, taxonomia e nomenclatura biológica.
- Classificações biológicas e a sua evolução ao longo do tempo.
- Códigos internacionais de nomenclatura.
- Regras básicas de nomenclatura.
- A utilização da paleontologia e da filogenética na sistemática.
- Módulo IV – Classificação dos seres vivos procariontes (2 horas)
- Domínios Bacteria e Archaea | Reino Monera
- Características e diversidade biológica dos procariontes.
- Primeiros vestígios de vida no registo fóssil.
- Módulo V – Classificação dos seres vivos eucariontes | Protistas (4 horas)
- Domínios Eukarya | Reino Protista
- Características e diversidade biológica dos protistas.
- Principais grupos de protistas no registo fóssil.
- Evolução e classificação dos protistas.
- Módulo VI – Classificação dos seres vivos eucariontes | Fungos (2 horas)
- Domínios Eukarya | Reino Fungi
- Características e diversidade biológica dos fungos
- Fungos no registo fóssil.
- Evolução e classificação dos fungos.
- Módulo VII – Classificação dos seres vivos eucariontes | Plantas (8 horas)
- Domínios Eukarya | Reino Plantae
- Características e diversidade biológica das plantas.
- Plantas no registo fóssil.
- Evolução e classificação dos principiais grupos de plantas.
- Módulo VIII – Classificação dos seres vivos eucariontes | Animais (12 horas)
- Domínios Eukarya | Reino Animalia
- Características e diversidade biológica dos animais.
- Principais grupos de animais no registo fóssil.
- Evolução e classificação dos principiais grupos de animais.
- Módulo IX – Saída de campo (8 horas)
- Visita ao Jardim Botânico e ao Museu Geológico de Lisboa.
- Módulo X – Análise dos materiais produzidos e avaliação final (4 horas)
- Análise dos materiais produzidos.
- Realização de um questionário de avaliação.
- Realização de um relatório de reflexão crítica individual.
Avaliação
A metodologia de avaliação será indicada presencialmente a todos os formandos.
Documentação a entregar (antes do início do curso)
- Cartão de cidadão;
- Certificado de habilitações;
- Comprovativo de NIB válido, emitido pela Entidade Bancária, com indicação do títular da conta (fotocópia da caderneta ou do extrato bancário, ou declaração do próprio banco);
- Declaração da entidade empregadora ou recibo de vencimento ou comprovativo de início de atividade, no caso dos profissionais liberais;
- Atestado da Junta de Freguesia a confirmar a necessidade de subsídio de transporte ou despesa de transporte.
Nota: O subsídio de transporte só é concedido caso o formando resida fora do perímetro da localidade onde se realiza o curso.
Outras Informações
Os formandos beneficiarão de subsídio de alimentação e de transporte (verificados os requisitos necessários). O subsídio de alimentação é atribuído apenas aos formandos que frequentem os cursos realizados em regime pós-laboral.
Curso acreditado pelo CCPFC para os grupos de recrutamento 230 e 520.
Inscrição