Sistemática dos Seres Vivos – contributos da Paleontologia

Código: 4301
Carga Horária: 50 horas
Pontos de crédito: 4,50
Área de Educação e Formação: 812 – Turismo e Lazer
Referenciais de Formação: 812188 – Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural
Nível de Qualificação do QNQ: Nível 4


Informação para Docentes
Número de horas de formação: 50 horas


Formador/a(s): Hélder Pereira

Período: 21/01/2021 a 06/03/2021 – Torres Vedras

Datas/ Horas:
21/jan (quinta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
23/jan (sábado) – 14:00-18:00 (4h)
28/jan (quinta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
30/jan (sábado) – 14:00-18:00 (4h)
03/fev (quarta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
06/fev (sábado) – 14:00-18:00 (4h)
10/fev (quarta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
13/fev (sábado) – 09:00-13:00 (4h)
18/fev(quinta-feira) – 19:00-22:00 (3h)
20/fev (sábado) – 09:00-13:00 (4h)
24/fev (quarta-feira) – 09:00-13:00 (3h)
27/fev (sábado) – 09:00-18:00 (8h)* Saída de campo
06/mar (sábado) – 09:00-13:00 (4h)

Nota: os custos inerentes à visita de campo serão suportados pelos/as formandos/as. Ação de formação destinada aos docentes dos grupos de recrutamento 230 e 520 e a não docentes.


Destinatários

Este curso de formação tem interesse para um vasto leque de profissionais que exercem ou pretendam exercer atividades nas seguintes áreas:

  • Turismo Ambiental e Rural;
  • Geoturismo;
  • Gestão de Turismo;
  • Planeamento e ordenamento do território;
  • Ambiente e recursos naturais;
  • Educação e formação.

Objetivos

  1. Promover a atualização de conceitos e conhecimentos científicos nas áreas da Paleontologia e da Sistemática dos Seres Vivos;
  2. Capacitar os destinatários da ação sobre os contributos da Paleontologia para a Sistemática dos Seres Vivos;
  3. Proporcionar o contacto com a geodiversidade, biodiversidade e a história do planeta Terra;
  4. Promover a reflexão e a tomada de consciência da interdependência entre a geodiversidade e a biodiversidade;
  5. Desenhar, operacionalizar e monitorizar Domínios de Autonomia Curricular relacionados com a Paleontologia e a Sistemática dos Seres Vivos;
  6. Diversificar as estratégias de atuação, refletir coletivamente e aperfeiçoar a prática pedagógica;
  7. Criar métodos e ferramentas de diversificação de ambientes de aprendizagem, dando ênfase à sua implementação em atividades, que permitam aplicar as regras básicas da nomenclatura, fora da sala de aula;
  8. Promover o desenvolvimento de atividades e a elaboração de materiais didáticos
  9. Partilhar experiências pedagógicas decorrentes da aplicação dos materiais produzidos nas sessões de formação;
  10. Refletir sobre os resultados obtidos.

Conteúdos

  • Módulo I – Introdução (1 hora)
    • Apresentação.
    • Identificação das expetativas dos formandos.
    • Contextualização do curso de formação (enquadramento; objetivos; conteúdos, cronograma; metodologia; avaliação).
  • Módulo II – Diversidade biológica (3 horas)
    • A origem da vida (breve referência).
    • Diversidade da vida – uma perspetiva evolutiva.
    • Estimativas da biodiversidade na Terra.
  • Módulo III – Classificação dos seres vivos (6 horas)
    • Sistemática, taxonomia e nomenclatura biológica.
    • Classificações biológicas e a sua evolução ao longo do tempo.
    • Códigos internacionais de nomenclatura.
    • Regras básicas de nomenclatura.
    • A utilização da paleontologia e da filogenética na sistemática.
  • Módulo IV – Classificação dos seres vivos procariontes (2 horas)
    • Domínios Bacteria e Archaea | Reino Monera
    • Características e diversidade biológica dos procariontes.
    • Primeiros vestígios de vida no registo fóssil.
  • Módulo V – Classificação dos seres vivos eucariontes | Protistas (4 horas)
    • Domínios Eukarya | Reino Protista
    • Características e diversidade biológica dos protistas.
    • Principais grupos de protistas no registo fóssil.
    • Evolução e classificação dos protistas.
  • Módulo VI – Classificação dos seres vivos eucariontes | Fungos (2 horas)
    • Domínios Eukarya | Reino Fungi
    • Características e diversidade biológica dos fungos
    • Fungos no registo fóssil.
    • Evolução e classificação dos fungos.
  • Módulo VII – Classificação dos seres vivos eucariontes | Plantas (8 horas)
    • Domínios Eukarya | Reino Plantae
    • Características e diversidade biológica das plantas.
    • Plantas no registo fóssil.
    • Evolução e classificação dos principiais grupos de plantas.
  • Módulo VIII – Classificação dos seres vivos eucariontes | Animais (12 horas)
    • Domínios Eukarya | Reino Animalia
    • Características e diversidade biológica dos animais.
    • Principais grupos de animais no registo fóssil.
    • Evolução e classificação dos principiais grupos de animais.
  • Módulo IX – Saída de campo (8 horas)
    • Visita ao Jardim Botânico e ao Museu Geológico de Lisboa.
  • Módulo X – Análise dos materiais produzidos e avaliação final (4 horas)
    • Análise dos materiais produzidos.
    • Realização de um questionário de avaliação.
    • Realização de um relatório de reflexão crítica individual.

Avaliação

A metodologia de avaliação será indicada presencialmente a todos os formandos.


Documentação a entregar (antes do início do curso)

  • Cartão de cidadão;
  • Certificado de habilitações;
  • Comprovativo de NIB válido, emitido pela Entidade Bancária, com indicação do títular da conta (fotocópia da caderneta ou do extrato bancário, ou declaração do próprio banco);
  • Declaração da entidade empregadora ou recibo de vencimento ou comprovativo de início de atividade, no caso dos profissionais liberais;
  • Atestado da Junta de Freguesia a confirmar a necessidade de subsídio de transporte ou despesa de transporte.

Nota: O subsídio de transporte só é concedido caso o formando resida fora do perímetro da localidade onde se realiza o curso.


Outras Informações

Os formandos beneficiarão de subsídio de alimentação e de transporte (verificados os requisitos necessários). O subsídio de alimentação é atribuído apenas aos formandos que frequentem os cursos realizados em regime pós-laboral.

Curso acreditado pelo CCPFC para os grupos de recrutamento 230 e 520.


Inscrição

Formulário de Inscrição